
Quatro garimpos ilegais foram fechados na última terça-feira (19/11) na região do distrito de Taboca, em São Félix do Xingu, durante a Operação Ouro Negro, da Polícia Federal (PF). Ninguém foi preso.
Os quatro garimpos eram de extração de cassiterita - também conhecido como ouro negro - um minério que possui alta densidade, é resistente à ferrugem e é utilizado até nas telas dos celulares.
Os empreendimentos criminosos funcionavam em terreno particular próximo à Terra Indígena Apyterewa. Cinco escavadeiras hidráulicas foram apreendidas. Para a extração do minério, eram utilizadas estruturas fixas chamadas de planta de beneficiamento, além de escavadeiras hidráulicas.
Os responsáveis pelos garimpos e pelos imóveis onde ocorriam as atividades ilícitas foram identificados e as investigações prosseguem no sentido de identificar os compradores do minério, bem como a eventual dissimulação da movimentação dos valores obtidos com a infração penal.
Os envolvidos na extração poderão responder pelos crimes de usurpação de matéria-prima da União e extração de recursos minerais sem autorização, cujas penas somadas podem chegar a até seis anos de prisão.
CIDADANIA E INCLUSÃO Governo entrega 25ª Usina da Paz em São Félix do Xingu, para beneficiar 65 mil moradores
SÃO FÉLIX DO XINGU Casas e comércios são destruídos por grande incêndio no Pará
VIOLÊNCIA Triângulo amoroso termina em morte e corpo carbonizado em São Félix do Xingu
IMPRESSIONANTE Motorista atravessa rio com 'moto sobre as águas' e vídeo viraliza nas redes; assista
PROTEÇÃO AMBIENTAL Equipes integrada da Operação Curupira atuam em focos de desmatamento na região de São Félix do Xingu
FORTES CHUVAS São Félix do Xingu decreta situação de emergência devido às fortes chuvas
Mín. 20° Máx. 32°